Desenvolvemos projetos de Educação Popular para a Sustentabilidade em escolas e serviços de fortalecimento de vínculos. Trabalhamos com crianças, jovens, adultos e idosos. As pessoas envolvidas podem ser habitantes de cidades e moradores da zona rural. E essa é a beleza da Educação Popular. Tudo se inicia na leitura de mundo dos próprios sujeitos envolvidos. Os saberes localizados são a base epistemológica para qualquer debate sobre Sustentabilidade.
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EDUCAÇÃO
AMBIENTAL
Para além do comportamentalismo, a educação ambiental deve ser direcionada para a construção de consciência. Mas, não uma consciência passageira fixada numa mera experiência momentânea, e sim uma consciência para ampliação do entendimento da vida. De como ela se expressa em tão variadas formas através dos Reinos da Natureza. Consciência em compreender que a vida está em tudo manifestado, e o ser humano é o ser capaz de interromper ou potencializar sua manifestação.
RECUPERAR O NOSSO POTENCIAL TRANSFORMADOR ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO, DO DIÁLOGO E DA LUDICIDADE
Nossas experiências têm nos confirmado cada vez mais que, a natureza da educação ambiental é, necessariamente, coletiva. A dizer, somente na organização de atividades em grupos podemos superar a insistência de um mundo que separa, cada vez mais, as pessoas das pessoas e a Cultura da Natureza. É justamente ai que o problema está, na falsa concepção de que devemos superar uns aos outros e para sermos felizes. Além de devolver a compreensão do fluxo da vida, a educação ambiental deve recuperar o nosso potencial transformador da realidade através da observação das relações ecológicas, do diálogo entre as pessoas e o mundo e da ludicidade como potencial criativo.
Documentário autogestionado sobre o Grupo da Paz, que relata a construção de um coletivo de idoso num centro de convivência de fortalecimento de vínculos da assistência social.
MEMÓRIA PARA A SUSTENTABILIDADE DAS GERAÇÕES FUTURAS
Saber das transformações do mundo. Preservar sua cultura. Ensinar as novas gerações. Aprender com o avanço tecnológico. Resgatar costumes alimentares, velhas receitas, nome das árvores e o tempo certo de plantar. Saber o momento de agir e de se aquietar. É necessário recordar para avançar. A memória de um povo é o caminho de entrada para se projetar ao futuro com sabedoria.
EDUCAÇÃO
AGROECOLÓGICA
& ALIMENTAR
A Agroecologia contêm em si, um impulso vital eminentemente pedagógico.
As agriculturas ecológicas possuem a magia de juntar as pessoas para semear, plantar, manejar e colher. Estas são necessariamente unificadoras e criadoras de laços comunitários e afetivos. Não à toa, que as agriculturas ditas tradicionais, ou aquelas produzidas há séculos pelos povos originários, possuem em si profunda herança de simbolismo cultural.
E não só. A colheita do alimento ainda é parte de algo maior. É necessário descasca-los, limpá-lo, separar suas sementes, prepara-lo, servi-lo e comê-lo, bem como, em muitas vezes, celebrá-lo. O ciclo agroecológico não é somente agrícola, mas é também cultural.
A vitalidade de Gaia se reflete em nossos próprios corpos. E é assim que a Educação Agroecológica deve ser abordada, ainda unida à sua extensão natural de uma Educação Alimentar.
TRANSFORMAR NOSSOS SISTEMAS AGROALIMENTARES DESDE O CUIDADO COM A TERRA ATÉ A ALIMENTAÇÃO ADEQUADA
Colocar as mãos na terra é fundamental para um processo de Educação Popular para a Sustentabilidade, mas não se pode esquecer que os sujeitos protagonistas, em muito, encontram dificuldades no processo de alfabetização e socialização. É deste modo, que a temática deve cumprir, também sua função social. Como diria Paulo Freire, a palavra em si contém boa dose de poder. Nomear o mundo ao seu redor, já é um processo de formação de consciência. Por isso, trabalhamos a temática agroecológica como apoio à alfabetização, ao inserir a Natureza na sala de aula e ao levar a sala de aula à Natureza.
NOSSOS PARCEIROS
Nesses mais de 10 anos de experiência em Educação Popular para a Sustentabilidade e constante formação científica, nossos processos educativos já foram realizados como parte dos serviços de fortalecimento de vínculos da Secretaria de Ação Social de Franca, da Secretaria de Desenvolvimento Social de Patrocínio Paulista, do Departamento de Educação de Restinga e da Escola Pestalozzi Unidade II, todas estas instituições localizadas no interior do estado de São Paulo.